segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um general e dois coronéis desertam na Síria

Um general, dois coronéis e dois majores, parte de um grupo de mais de 30 militares com um total de 200 pessoas, desertaram ontem do Exército da Síria e cruzaram a fronteira com a Turquia. Foi o maior grupo de oficiais a fugir da Síria desde o início da revolta popular, há um ano e três meses. Pelo menos 11 generais sírios se refugiaram no país vizinho para escapar da guerra civil síria.

A tensão entre os dois países aumentou desde a derrubada pela Síria de um avião F-4 da Força Aérea turca na sexta-feira passada. Os dois pilotos estão desaparecidos.

O regime sírio insiste em que o avião foi abatido em seu espaço aéreo, mas a Turquia alega que estava a mais de 20 quilômetros da Síria.

Amanhã, a pedido da Turquia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) examina a questão em Bruxelas, na Bélgica. O artigo 5 da carta da ONU considera um ataque contra qualquer país-membro um ataque contra todos.

Mais de 33 mil sírios fugiram para a Turquia desde o início, em 15 de março de 2011, de uma revolta popular inicialmente pacífica contra a ditadura de Bachar Assad, informa a TV pública britânica BBC.

Nenhum comentário: