A Suprema Corte dos Estados Unidos considerou inconstitucionais ontem três artigos da Lei de Imigração do estado do Arizona e declarou que a matéria é da competência do governo federal, mas manteve seu dispositivo central, que autoriza a polícia local a pedir documentos de pessoas detidas que estejam sob suspeita de estar no país ilegalmente.
Por 5 a 3, os ministros do supremo tribunal federal americano consideraram contra a Constituição dos EUA três aspectos da lei:
• enquadrar como crime a procura de emprego por imigrantes ilegais;
• exigir que os imigrantes portem documentos todo o tempo comprovando que podem ficar no país; e
• autorizar as polícias estaduais a prender suspeitos de crimes passíveis de deportação, não importa onde o crime tenha sido cometido.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário