Com o apoio dos socialistas e da esquerda moderada, o líder do partido conservador Nova Democracia, Antonis Samaras, vencedor das eleições legislativas do domingo passado, conseguiu o número de votos necessários no Parlamento para formar um novo governo e se tornar primeiro-ministro da Grécia.
O novo governo assume com o compromisso de manter os acordos firmados com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de empréstimos no valor de 240 bilhões de euros para evitar um calote de suas dívidas públicas. Mas pretende pedir mais prazo e renegociar o plano de ajuste fiscal para introduzir elementos de estímulo à retomada do crescimento econômico.
A primeira-ministra Angela Merkel, principal responsável pela imposição de um rigoroso programa de disciplina fiscal à Grécia, já convidou o novo chefe de governo para visitar a Alemanha.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário