A Tunísia extraditou ontem o último primeiro-ministro da ditadura de Muamar Kadafi na Líbia, Baghdadi Ali al-Mahmoudi, sem o consentimento do presidente tunisiano, Moncef Marzouki, que considerou o procedimento ilegal.
No início do ano, o líder da Tunísia admitiu concordar com a extradição, se o processo na Líbia tivesse todas as garantias legais. Em maio, disse ter mudado de ideia. Mahmoudi foi levado de helicóptero para a Síria no domingo.
Em nota citada pela TV pública britânica BBC, a Presidência declarou que a extradição "ameaça a imagem da Tunísia no mundo, fazendo-o parecer um Estado que não está comprometido com o respeito aos elementos de um julgamento justo".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário