sexta-feira, 15 de junho de 2012

TV Senado fala do mercado comum do Magreb

Passada a Primavera Árabe, o Marrocos quer articular uma espécie de Mercosul dos países do Norte africano: o Mercado Comum do Magreb. Seriam cinco países com 100 milhões de habitantes. Os detalhes desta iniciativa estão no programa Diplomacia, a revista de política Internacional da TV Senado, que vai ao ar neste fim de semana e que entrevistou o presidente da Câmara de Conselheiros – o Senado marroquino – Mohamed Biadilah.

Diplomacia traz ainda um debate entre economistas e parlamentares sobre a decisão dos países membros do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul em criar um banco de desenvolvimento próprio. Uma alternativa ao Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.

No âmbito do Mercosul, o tema ainda é a política comercial argentina que vem provocando dificuldades no comércio bilateral. Enquanto caminhões aguardam na fronteira autorização para entrar no país vizinho, a presidente Cristina Kirchner aporta em terras angolanas tendo negociar com o principal parceiro do Brasil na África.

No Arte & Diplomacia, o olhar do fotógrafo sueco, Ake Borglund, sobre três capitais brasileiras no final da década de 50: Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. O programa traz ainda em suas colunas culturais as análises do documentário Cuba Libre, de Evaldo Macarzel e do livroOccupy, além do som equatoriano de Juan Fernando Velasco.

Serviço:
O programa Diplomacia, a revista de Política Internacional da TV Senado, vai ao ar neste final de semana: sábado, dia 16/06, às 12h30, e às 22h30; Domingo, dia 17/06, às  9h e às 17h. Com reprises nos finais de semana seguintes: sábado, dia 23/06, às 17h; domingo, dia 24/06, às 3h e sábado, dia 30/06, às 3h.

A TV Senado pode ser sintonizada em canal aberto (UHF) nas seguintes cidades:
·         16 UHF (Rio Branco – AC)
·         36 UHF (Gama-DF)
·         40 UHF (João Pessoa-PB)
·         43 UHF (Fortaleza-CE)
·         49 UHF (Rio de Janeiro-Zona Oeste)
·         51 UHF (Brasília-DF)
·         52 UHF (Natal-RN)
·         53 UHF (Salvador-BA)
·         55 UHF (Recife-PE)
·         56 UHF (Cuiabá-MT)
·         57 UHF (Manaus-AM)
Também nos canais 07 (Net Brasília), 118 (Sky), 217 (Direct TV) e 17 (TECSAT), 121 (VIA-Embratel), 903 (OI-TV), 231 (GVT-TV) e na Internet pelo www.senado.gov.br/tv.

Nenhum comentário: