quarta-feira, 13 de junho de 2012

Carros-bomba contra xiitas e curdos matam 65 no Iraque

Uma onda de atentados terroristas com 11 carros-bomba visando alvos xiitas e curdos matou pelo menos 65 pessoas hoje em várias cidades do Iraque. Só em Bagdá cinco carros-bomba foram detonados. A maior suspeita é a rede terrorista Al Caeda, que é sunita e tenta reinflamar o conflito sectário no país.

A maioria dos ataques foi contra peregrinos xiitas que se concentravam em Bagdá para celebrar o aniversário do imã Moussa al-Kadhim, no século 8. Duas explosões atingiram sedes de partidos políticos da minoria curda.

Os ataques aumentaram desde a retirada, no fim de 2012, das forças americanas que invadiram o Iraque em março de 2003 para depor o ditador Saddam Hussein sob a alegação de que o país estava desenvolvendo armas de destruição em massa.

A tensão cada vez maior entre os xiitas, os sunitas e os curdos deixa o país à beira da guerra civil. Dividido, o governo do primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki está processando o vice-presidente sunita Tarik al-Hachemi. Assim, não consegue conter a violência política.

Nenhum comentário: