Pela primeira vez, a Arábia Saudita autorizou suas atletas mulheres a competir nos jogos olímpicos. As sauditas vão disputar a Olimpíada de Londres daqui a um mês "sob a supervisão do comitê olïmpico" do país.
Como a participação de mulheres em esportes é ferozmente combatida pelo clero ultraconservador e pelo wahabismo, a corrente puritana do Islã seguida na Arábia Saudita.
Por enquanto, a única saudita qualificada é Dalma Rushdi Malhas, no salto em distância. O Comitê Olímpico Saudita admite que outras obtenham o índice olímpico e sejam autorizadas a competir desde que vestidas com roupas "para preservar sua dignidade".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário