Na contramão das políticas de disciplina fiscal impostas pela Alemanha, o novo governo socialista da França quer um "pacto de crescimento" com investimentos de 120 bilhões de euros para ajudar os países da Zona do Euro a superar a crise das dívidas públicas.
A proposta de 11 páginas, a ser aprovada ou não numa reunião de cúpula da União Europeia em 28 e 29 de junho, foi apresentada nesta semana pelo presidente François Hollande à primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e a outros líderes do continente.
Entre as medidas sugeridas, divulgadas hoje pelo Journal du Dimanche, estão um imposto sobre transações financeiras e um plano para reduzir o desemprego entre os jovens.
A França vota hoje, no segundo turno das eleições legislativas. Todas as pesquisas indicam que a esquerda, liderada pelo Partido Socialista, terá maioria absoluta na Assembleia Nacional. A abstenção deve ser recorde.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário