quarta-feira, 27 de junho de 2012

Rainha aperta a mão de ex-comandante do IRA

Durante visita à Irlanda do Norte, a última dos festejos de seus 60 anos de reinado, a rainha Elizabeth II se encontrou hoje em Belfast com o vice-primeiro-ministro norte-irlandês Martin McGuinness, ex-comandante militar do Exército Republicano Irlandês (IRA), que lutou contra o domínio britânico sobre a província por quase 30 anos, numa guerra civil que deixou cerca de 3,5 mil mortos.

Em encontro reservado, a rainha da Inglaterra, vestida de verde, a cor dos nacionalistas irlandeses, apertou a mão do ex-chefe do IRA, que usava uma gravata verde. McGuinness não mostrou o menor constrangimento de ser visto em público com a chefe de Estado do Reino Unido, cuja autoridade o movimento republicano, católico e nacionalista irlandês nunca reconheceu.

O ex-comandante do IRA chegou a se aproximar do príncipe Philip como quem quer puxar assunto, mas o marido da rainha se afastou, provavelmente porque o IRA matou seu tio, o Lorde Louis Mountbatten, Conde Mountbatten, último governador-geral da Índia, num atentado na República da Irlanda em 1979.

A visita tem como objetivo reafirmar o compromisso com o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa, assinado em 1998. Nos últimos 12 meses, aumentaram os atos de agressão sectária entre as comunidades católica, a favor da unificação da Irlanda, e protestante, que prefere fazer parte do Reino da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Nenhum comentário: