O partido de centro-direita Nova Democracia venceu as eleições parlamentares de hoje na Grécia. Com 30% dos votos e 128 deputados, deve formar governo com o Partido Socialista Pan-Helênico (Pasok), que foi o mais atingido pela crise, teve 12,5% dos votos e conquistou 33 cadeiras, enquanto a coalizão de extrema esquerda Syriza elegeu 72 deputados com 27% dos votos.
Para o futuro primeiro-ministro Antonis Samaras, foi uma vitória da Europa. O Pasok já manifestou a intenção de fazer uma aliança com a Nova Democracia. Samaras quer uma grande coalizão com a participação da ultraesquerda, mas seu líder, Alexis Tsipras, que sonhava com a vitória, prefere ficar na oposição.
A vitória dos partidos favoráveis ao acordo deve trazer um alívio ao menos temporário aos mercados financeiros, com expectativa de alta nas bolsas de valores da Ásia, as primeiras a abrir nesta segunda-feira.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário