A Irlanda aprovou ontem em referendo o pacto fiscal adotado por 25 dos 27 países da União Europeia para combater a crise das dívidas públicas.
O acordo, referendado por 60,3% dos eleitores que foram às urnas, introduz a chamada "regra de ouro", que obriga todos os países a manter o equilíbrio das contas públicas e estabelece punições automáticas para os que estourarem o limite de 3% do produto interno bruto para o déficit orçamentário.
Fortemente abalada pela crise financeira internacional de 2008-9, a Irlanda sofreu com o estouro de bolhas especulativas nos seus mercados imobiliário e financeiro. Para salvar os bancos, o governo arcou com um déficit de 32% do produto interno bruto e foi obrigado a pedir ajuda da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Recebeu 67,5 bilhões de euros (R$ 170 bilhões).
Por uma norma constitucional, a Irlanda submete todos os tratados e acordos da UE a consultas populares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário