domingo, 6 de maio de 2012

Pesquisa de boca de urna dá vitória a Hollande

O candidato socialista, François Hollande, ganhou a eleição presidencial na França e os partidos tradicionais sofreram um derrota na Grécia, indicam pesquisas de boca de urna divulgadas na Bélgica e na Suíça, onde não há restrições para divulgar sondagens antes do fechamento das urnas.

Hollande teria 52% a 53% dos votos válidos, conquistando a "ampla vitória" que pediu aos franceses, informa o sítio da companhia jornalística americana McClatchy Newspapers.

Na Grécia, a situação é mais complicada. Os partidos tradicionais, Nova Democracia (centro-direita) e o Partido Socialista Pan-Helênico (Pasok), teriam recebido apenas 30% dos votos. Com a vitória dos partidos contrários aos acordos que impuseram uma rigorosa austeridade fiscal ao povo grego, todo o plano de resgate da dívida pública do país está sendo questionado.

O partido radical de esquerda Syriza, contrário ao ajuste fiscal "bárbaro" mas a favor de continuar adotando o euro como moeda, pode ser o mais votado na Grécia. Disputa a liderança com a Nova Democracia. Ambos têm cerca de 19% nas pesquisas de boca de urna.

A primeira conclusão é que os europeus rejeitam as políticas de cortes de gastos públicos e aumentos de impostos adotadas para tentar reduzir os déficits orçamentários e as dívidas públicas públicas, que provocaram a volta da recessão em vários países. A Grécia não chegou nem a sair temporariamente da crise. Sua economia está em contração há cinco anos.

É preciso um novo plano para tirar a Europa da crise com crescimento econômico, como propõe o novo presidente da França. A própria primeira-ministra Angela Merkel, que condicionou a ajuda da Alemanha a um rigoroso ajuste fiscal, já acenou com a possibilidade de um novo plano para incentivar o crescimento para evitar uma implosão da Zona do Euro e da União Europeia.

Nenhum comentário: