segunda-feira, 21 de março de 2016

Turquia responsabiliza Estado Islâmico por atentado em Istambul

O terrorista suicida que matou quatro pessoas na principal rua de comércio de Istambul em 19 de março era membro da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, anunciou ontem o Ministério do Interior turco, informou a televisão pública britânica BBC.

Entre os mortos, havia dois israelenses com cidadania americana e um iraniano. O governo de Israel aconselhou seus cidadãos a não visitar a Turquia depois de relatos de que o terrorista suicida teria seguido um grupo de turistas israelense e detonado os explosivos diante do restaurante onde estraram.

Outras 36 pessoas saíram feridas. O diretor-geral do Ministério do Exterior de Israel vai a Istambul dia 25 visitar os israelenses feridos e discutir o caso com as autoridades turcas.

Desde o primeiro momento, o uso de um homem-bomba, os alvos estrangeiros e o tipo de explosivo usado apontavam para o Estado Islâmico. Ao apoiar grupos rebeldes que lutam contra o EI na guerra civil da Síria, a Turquia se tornou um alvo depois de anos em que permitiu a passagem sem grandes restrições de voluntários interessados em aderir ao grupo.

Nenhum comentário: