domingo, 14 de outubro de 2007

Colômbia quer entrar no Banco do Sul

O presidente da Colômbia, o conservador Álvaro Uribe, pediu o ingresso de seu país no Banco do Sul, criado na quinta-feira, 11 de outubro, na sede do Itamaraty no Rio de Janeiro por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador e Venezuela, por iniciativa do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Uribe fez o apelo neste sábado, 13 de agosto, diante dos presidentes Chávez e Rafael Correa, do Equador, durante a inauguração de um gasoduto transoceânico ligando a região colombiana de Guajira a Maracaibo, na Venezuela. A obra, contratada pelas companhias petrolíferas estatais da Colômbia e da Venezuela, custou US$ 467 milhões.

"Não podemos de modo algum ficar fora do Banco do Sul", declarou o presidente colombiano, maior aliado dos Estados Unidos na América do Sul e conseqüentemente adversário político de Chávez.

A proposta chavista visa a criar uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional, ao Banco Mundial e ao Banco Intermaericano de Desenvolvimento (BID), dominados pelos EUA. O Banco do Sul terá um capital inicial de US$ 7 bilhões e deve entrar em funcionamento em 2008.

Nenhum comentário: