quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Destruir a Floresta Amazônica empobrece o Brasil e ameaça o agronegócio

A Amazônia arde, o mundo protesta e o governo brasileiro até agora foge de sua responsabilidade, culpando todo o mundo, menos a si mesmo e a seus aliados fazendeiros e madeireiros. Hoje à noite, o governo Jair Bolsonaro anunciou a criação de um gabinete de crise. O presidente alega não ter dinheiro, mas desprezou US$ 300 milhões do Fundo Amazônia. 

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Cerca de 40% das florestas tropicais da Terra ficam na região. O Brasil tem 60% da Amazônia, cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 4 milhões são cobertos pela floresta. 

Por causa da floresta tropical úmida, o Brasil tem a maior diversidade biológica do mundo. É uma riqueza incalculável porque nem todas as espécies de plantas e animais foram catalogadas. Entre as árvores e bichos da floresta, podem estar escondidas substâncias capazes de curar doenças que hoje são incuráveis, como o câncer e a aids.

O grande valor está em manter a floresta em pé, não em derrubar as árvores para plantar soja e criar gado. Se as grandes potências industriais democráticas querem proteger a Amazônia, deveria incluir o Brasil no Grupo dos Sete (G-7). Meu comentário:

2 comentários:

Maria Dorotheia disse...

Parabéns pelo artigo

Simeon disse...

Como todo militar, abordagem frontal não funciona. Com bolsonaro, a abordagem deve ser lateral para que ele aja com inteligência!