sábado, 3 de agosto de 2019

Polícia ataca manifestação e prende mais de 800 pessoas em Moscou

A polícia reprimiu com violência hoje na capital da Rússia uma manifestação não autorizada. Pela segundo sábado seguido, milhares de moscovitas protestavam contra a rejeição de mais de dez candidaturas independentes e de oposição às eleições para a Câmara Municipal de Moscou, em 8 de setembro. Mais de 800 manifestantes foram presos, inclusive a líder oposicionista Liubov Sobol, noticiou o jornal The Moscow Times.

Nas grandes cidades, os russos mostram insatisfação com a crise econômica e a virtual ditadura de Vladimir Putin e de seu partido Rússia Unida em que qualquer oposição ou dissidência é marginalizada, ignorada ou reprimida. Há uma semana, quase 1,4 mil pessoas foram presas.

Hoje, antes da manifestação, que seria uma marcha pacífica, agentes retiraram Sobol à força de um táxi e a enfiaram numa caminhonete da polícia. Logo depois, a polícia de choque começou a dispersar os manifestantes com cassetetes e gás lacrimogênio. Vários oposicionistas foram espancados. As autoridades admitiram 600 prisões, mas uma organização independente contou 828 presos.

As eleições municipais estão sendo vistas como prévias para as eleições parlamentares nacionais de2021.

Nenhum comentário: