terça-feira, 6 de agosto de 2019

EUA e China correm risco de entrar numa guerra econômica total

Numa escalada perigosa, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China ameaça virar uma guerra cambial e uma guerra econômica total, capaz de levar a um conflito armado. É uma confrontação estratégica, econômica, científica, tecnológica e militar pela supremacia mundial. 

O Banco Popular da China voltou a sustentar o yuan depois que o país foi acusado pelo Tesouro dos Estados Unidos de manipular o câmbio por deixar a moeda cair abaixo de sete yuans por dólares para, na visão americana, “ter uma vantagem competitiva injusta no comércio internacional”. 

A China tem paciência estratégica. Ao que tudo indica, o governo chinês está convencido de que não vai conseguir fazer um acordo comercial vantajoso com Trump. O Banco Goldman Sachs avisou os clientes que não espera um acordo entre as duas maiores economias do mundo antes da eleição de novembro de 2020 nos Estados Unidos. 

O governo chinês aposta em fazer um acordo melhor com um presidente do Partido Democrata na Casa Branca. Trump é considerado instável, temperamental e inconfiável. Meu comentário:

Nenhum comentário: