sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Trump manda empresas dos EUA saírem da China

Em mais uma escalada na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, a China e os Estados Unidos anunciaram novos tarifaços. Irritado, o presidente Donald Trump ordenou às empresas americanas a deixar a China e, de preferência, voltar a fabricar seus produtos nos EUA. 

China anunciou hoje que vai impor tarifas de 5 a 10 por cento sobre importações de produtos americanos no valor de 75 bilhões de dólares anuais, cerca de 309 bilhões de reais, a partir de 1º de setembro, inclusive carne de porco congelada, nozes, castanhas e petróleo bruto. As tarifas sobre a soja amarela vão subir de 25 para 30 por cento. 

Foi a resposta de Beijim ao tarifaço de 10 por cento a partir de 1º de setembro anunciado pelo presidente Donald Trump sobre 300 bilhões de dólares de importações anuais da China, 1 trilhão 236 bilhões de reais.

A reação de Trump foi rápida e feroz. A partir de 1º de outubro, as tarifas de 25 por cento já em vigor sobre produtos chineses importados no valor de 250 bilhões de dólares, cerca de 1 trilhão e 30 bilhões de reais, serão elevadas para 30 por cento. As tarifas que entram em vigor em 1º de setembro, sobre 300 bilhões em importações da China, sobem de 10 para 15 por cento. Meu comentário:

Nenhum comentário: