quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Risco de recessão mundial assusta mercados financeiros

A guerra comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a China ameaça provocar uma recessão mundial e causa pânico nos mercados do mundo inteiro. Aqui no Brasil, o dólar volta a passar dos R$ 4.

O dia começou com notícias de crescimento decepcionante da indústria e do varejo na China, a segunda maior economia do mundo. Com o recuo de 0,1 por cento no segundo trimestre do produto interno bruto da Alemanha, a maior economia da Europa e quarta do mundo, está à beira da recessão. O mesmo acontece com o Reino Unido, que não consegue resolver a saída da União Europeia e talvez já esteja em recessão. 

O medo de uma contração da economia mundial provocou uma fuga para aplicações mais seguras, especialmente títulos da dívida pública do governo dos Estados Unidos. 

Em consequência, o rendimento dos bônus de dez anos do Tesouro americano caiu abaixo do rendimento dos títulos de dois anos, o que não acontecia desde 2007. 

Além disso, há hoje 15 trilhões de dólares, 60 bilhões de reais investidos em títulos de dívida pública com rendimento negativo, ou seja, os investidores preferem perder dinheiro porque não veem boas opções para aplicar em empresas. Com tudo isso somado, o mercado viu um forte risco de recessão. Meu comentário:

Nenhum comentário: