segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Terrorismo de extrema direita assombra os EUA

Dois massacres a tiros mataram 31 pessoas e deixaram outras 50 feridas em duas cidades relativamente pequenas e pacatas, e chocaram os Estados Unidos no fim de semana. Realimentaram o debate sobre controle de armas e deixaram um alerta sobre a ameaça crescente do terrorismo de extrema direita, dos ultranacionalistas e supremacistas brancos.

O ex-presidente Barack Obama reclamava que há pessoas proibidas de viajar de avião nos Estados Unidos por suspeita de terrorismo, mas podem comprar armas. Com esta facilidade de comprar armas, houve 251 ataques a tiros nos Estados Unidos nos últimos 216 dias. 

Dezoito anos depois dos atentados cometidos por extremistas muçulmanos em 11 de setembro de 2001, a maioria dos atos de terrorismo nos Estados Unidos vem da extrema direita. 

Nos últimos dez anos, ultradireitistas foram responsáveis por mais de 70% das mortes por terrorismo político. No ano passado, supremacistas brancos cometeram 39 das 50 matanças causadas por extremismo político. Meu comentário:

Nenhum comentário: