quinta-feira, 8 de agosto de 2019

China articula acordo de livre comércio rival da Parceria Transpacífica

Em plena guerra comercial com os Estados Unidos, a China tenta fechar o maior acordo regional de livre comércio do mundo para se apresentar como defensora do sistema multilateral de comércio e líder do desenvolvimento regional no Leste da Ásia.

O presidente Barack Obama negociou a Parceria Transpacífica, um acordo de livre comércio de 12 países da orla do Oceano Pacífico.O objetivo criar uma ordem econômica regional antes que a China o fizesse. Obama queria evitar que a superpotência ascendente, hoje segunda maior economia do mundo, impusesse suas próprias regras aos países vizinhos. 

Com sua obsessão de destruir tudo o que Obama fez, o presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos da Parceria Transpacífica no primeiro dia de governo. 

Agora, diante da expectativa de não conseguir fechar um acordo construtivo com o governo Trump, a China toca seus próprios projetos. Além da Iniciativa Um Cinturão, Uma Estrada, uma série de obras de infraestrutura, estradas e portos ao longo do antigo Caminho da Seda, que ligava o Leste da Ásia à Europa, a China negocia um acordo de livre comércio: a Parceria Econômica Regional Ampla. Meu comentário:

Nenhum comentário: