Milhares de manifestantes bloquearam hoje ruas do centro de Londres e de outras 30 cidades do Reino Unido em protesto contra a decisão do primeiro-ministro Boris Johnson de suspender as atividades do Parlamento Britânico para evitar tentativas de impedir a saída da União Europeia sem acordo.
Se a decisão de Johnson for mantida, apesar de ações judiciais e da tentativa dos deputados de anulá-la, o Parlamento Britânico fará fechado de 10 de setembro a 14 de outubro. Como o primeiro-ministro pretende retirar o país da UE com ou sem acordo em 31 de outubro, não haveria tempo para bloquearem a medida.
Todas as pesquisas indicam que uma saída dura da UE, sem qualquer acordo com seu maior mercado, terá custo alto para a economia britânica, hoje a quinta maior do mundo. O produto interno bruto pode cair mais 10% em cinco anos, de acordo com estudo do Banco da Inglaterra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário