quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Primeiro-ministro suspende Parlamento Britânico e é acusado de golpe

A rainha Elizabeth II aceitou hoje um pedido do primeiro-ministro Boris Johnson para suspender as atividades do Parlamento Britânico por cinco semanas, a partir de 10 de setembro. Tenta evitar que a Câmara dos Comuns impeça a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo. Como a rainha tem um cargo meramente cerimonial e não pode fazer política, não poderia se opor. A oposição denunciou a manobra como golpe.

De acordo com a medida, o Parlamento Britânico deve ser reaberto em 14 de outubro com a Fala do Trono, quando a rainha apresenta os planos do governo para a próxima sessão anual. O debate parlamentar sobre o discurso da rainha, escrito pelo primeiro-ministro, dura cinco dias.

Johnson está determinado a tirar o país da UE em 31 de outubro. Uma saída sem acordo será desastrosa para a economia e ameaça deflagrar uma campanha por um novo plebiscito sobre a independência da Escócia.

O líder da oposição, o deputado trabalhista Jeremy Corbyn, deve apresentar uma moção de desconfiança à Câmara dos Comuns, com a proposta de que Johnson seja afastado se perder. Neste caso, Corbyn seria nomeado primeiro-ministro interino até a realização de novas eleições gerais.

Nenhum comentário: