quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Trump afaga ditadores e maltrata aliados

O presidente Donald Trump ultrapassou mais um limite. Cancelou uma visita de Estado, a convite da rainha da Dinamarca, marcada para 2 e 3 de setembro, porque a primeira-ministra Mette Frederiksen considerou "absurda" a proposta de compra da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca situado na região ártica, perto do Polo Norte.

"Foi uma surpresa total. Isto nunca aconteceu antes", declarou a casa real em Copenhague. Trump chamou de nojenta a primeira-ministra, que o considera "um narcisista tolo". O presidente tomou a declaração como uma ofensa aos Estados Unidos.

Com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, é a segunda maior ilha do mundo, depois da Austrália, ou a maior ilha do mundo, se a Austrália for considerada um continente, rica em recursos naturais. 

Trump deve estar interessado por sua posição geoestratégica. À medida que o aquecimento global degela cada vez mais a calota polar do Ártico, abre-se à navegação a chamada passagem do Norte. 

A Rússia, que tem um grande litoral no Oceano Glacial Ártico, está em melhor posição para tirar vantagem desta situação. Meu comentário:
-->

Nenhum comentário: