sábado, 17 de agosto de 2019

EUA devem prorrogar licença para Huawei

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos devem prorrogar por 90 dias uma "licença temporária geral" para a companhia chinesa fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei, noticiou a agência Reuters. A licença, que vence no dia 19, permite à Huawei comprar suprimentos de empresas americanas.

Em nome da segurança nacional, o presidente Donald Trump acusa a Huawei de ser ligada ao regime comunista chinês e de participar de esquemas de espionagem. Está pressionando os aliados a não contratarem a companhia chinesa para implantar a tecnologia de telecomunicação móvel de quinta geração (5G).

Depois de colocar a Huawei numa lista negra, o Departamento do Comércio permitiu em maio que a empresa comprasse alguns produtos americanos. O objetivo foi evitar prejuízos para companhias de alta tecnologia dos EUA que tem a Huawei como um de seus maiores consumidores.

Agora, apesar das supostas ameaças à segurança nacional, Trump está disposto a usar a Huawei como moeda de troca. A prorrogação de licença tenta ressuscitar as negociações sobre produtos agrícolas. Quando Trump anunciou a imposição de tarifas de 10% sobre US$ 300 bilhões em importações anuais da da China, o governo chinês parou de comprar produtos agrícolas dos EUA.

Os agricultores e fazendeiros são uma base política importante do Partido Republicano, hoje um partido forte nas pequenas cidades e nas zonas rurais. Se não houve avanço nas negociações com a China, a licença pode não ser prorrogada.

Nenhum comentário: