Em meio a uma séria crise econômica que levou o governo a restringir a compra de dólares na Argentina, a presidente Cristina Kirchner promete converter toda sua poupança em dólares para pesos argentinos.
Ao explicar sua decisão, Cristina declarou que está na hora de mudar essa cultura. Os argentinos usam o dólar há décadas para se proteger da inflação. Com as manipulações do índice oficial de inflação, ele perdeu a credibilidade. Economistas independentes estimam o crescimento dos preços em 25% ao ano.
A presidente argentina declara uma fortuna pessoal de US$ 15 milhões. Uma parte da poupança está em dólares. Para defender sua operação, Cristina alegou que o peso é mais rentável. Nem todos os argentinos pensam assim. No ano passado, US$ 23 bilhões saíram da Argentina, informa o jornal Miami Herald.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário