A vitória inesperada na eleição primária em Novo Hampshire recolocou a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton como favorita na disputa pela candidatura do Partido Democrata à eleição presidencial de novembro deste ano nos Estados Unidos, o acontecimento político mais importante do ano.
Na última pesquisa da rede de TV americana CNN, Hillary aparece com 49% das preferências dos eleitores democratas, contra 36% favoráveis ao senador Barack Obama, que sonha em ser o primeiro negro a chegar à Presidência dos EUA.
Em relação a dezembro, Hillary subiu nove pontos percentuais e Obama, seis, empurrando o ex-senador e ex-candidato a vice-presidente em 2004 John Edwards para um distante terceiro lugar, com 12%.
Para 35% dos entrevistados, a economia é o tema mais importante desta eleição presidencial; 25% apontaram o Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo, do Jornal Nacional e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário