A Assembléia Nacional do Iraque aprovou ontem uma lei importante para a reconciliação nacional. Ela permite que ex-militantes do Partido Baath, do ditador deposto e executado Saddam Hussein, voltem a ocupar cargos públicos e a receber suas pensões.
Os Estados Unidos pressionavam o governo e o parlamento iraquianos há meses para votar a lei, considerada essencial ao entendimento entre sunitas e xiitas, e à pacificação do país.
Confira nos jornais americanos The Washington Post e The New York Times.
Durante visita ao Kuwait ontem, o presidente George W. Bush anunciou a provável retirada de 20 mil dos 160 mil soldados americanos no Iraque ainda no primeiro semestre deste ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário