Ao vencer a eleição primária na Flórida, o senador pelo Arizona John McCain, um veterano de guerra que ficou mais de cinco anos preso pelos vietcongues durante a Guerra do Vietnã, deu um passo importante para conquistar a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em novembro.
Com mais de 90% dos votos apurados, McCain obteve 36% do total, batendo seu maior rival, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, com 31%. Com apenas 15%, o ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani pode anunciar nesta quarta-feira sua retirada e o apoio a McCain. O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee ficou com 13%.
McCain é considerado um moderado e é a favor do aborto, um problema para os setores mais conservadores do partido. Mas é o mais preparado dos candidatos em questões de defesa e de segurança nacional, um dos pontos fortes dos republicanos, no momento em que os EUA estão em guerra contra os fundamentalistas muçulmanos liderados por Ossama ben Laden.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário