A violência explodiu em vários lugares do Norte do Iraque nesta quarta-feira, com os insurgentes reagindo à ofensiva dos Estados Unidos contra a rede terrorista Al Caeda e outros grupos rebeldes.
Pelo menos 17 pessoas morreram nas explosões e os americanos afirmaram ter morto pelo menos 20 militantes.
Em Zanjili, ao sul de Mossul, na província de Nínive, 12 pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas na explosão de um prédio residencial.
A polícia de Mossul informou que o Exército do Iraque soube que havia uma célula terrorista no prédio. Quando se aproximou, os insurgentes detonaram seu arsenal, talvez acidentalmente, abalando a estrutura do edifício.
Em Debis, perto da cidade de Kirkuk, pelo menos cinco pessoas morreram e outras 11 foram feridas pela explosão de um carro-bomba num mercado movimentado. O alvo era uma patrulha da polícia.
O comando militar americano declarou que as forças da coalizão liderada pelos EUA mataram 15 "terroristas" na terça e na quarta-feira.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário