Piratas de computador estão invadindo os sistemas de informática de grandes empresas de serviços públicos e fazendo exigências sob ameaças, como, por exemplo, cortar o fornecimento de energia elétrica para várias cidades, revelou nesta semana um analista da Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem dos Estados Unidos.
"Não sabemos quem realizou esses ataques, mas temos certeza de que houve invasão via Internet", declarou Tom Donahue, especialista de segurança cibernética da CIA, na quarta-feira, 16 de janeiro, numa conferência em Nova Orleans, no estado da Louisiana.
O especialista acredita que os piratas, que chegaram perto de um terrorismo cibernético, tinham conhecimento prévio dos sistemas que invadiram, provavelmente passado por funcionários das empresas atacadas.
Leia mais no jornal americano The Washington Post.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário