O governo do Irã reagiu às declarações do presidente George W. Bush em sua recente viagem ao Oriente Médio, acusando-o de ser o "maior patrocinador estatal do terrorismo no mundo" e uma ameaça à paz internacional, acusando o líder americano de fomentar a "iranofobia".
Ao comentar a declaração de Bush em Abu Dhabi na rede de televisão árabe Al Jazira, o ministro do Exterior do Irã, Manouchehr Mottaki, alegou que os Estados Unidos "são a maior causa de extremismo na região e vêm apoiando grupos extremistas e terroristas há seis anos".
Mottaki denunciou ainda um suposto incidente entre barcos iranianos e navios de guerra dos EUA no Estreito de Ormuz, entrada do Golfo Pérsico, em 6 de janeiro, como forjado.
Como Bush pediu que os aliados dos EUA na região isolem e enfrentem o Irã, o chanceler iraniano afirmou que os americanos "não entendem os laços históricos, religiosos e culturais entre o Irã e os outros países da região".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário