A polícia espanhola prendeu nas últimas horas 14 suspeitos de planejar um atentado terrorista contra Barcelona, anunciou neste sábado, 19 de janeiro, o ministro do Interior da Espanha, Alfredo Perez Rubalcaba.
O ataque não era iminente, e o ministro não revelou detalhes sobre possíveis alvos. Mas os serviços secretos da Espanha e de outros países europeus advertiram a polícia de que os suspeitos estavam comprando material para fabricar bombas,inclusive detonadores.
"Eles deram um passo além do radicalismo muçulmano. Estavam buscando meios para fabricar explosivos", disse Pérez Rubalcaba.
Doze suspeitos são paquistaneses; os outros dois foram identificados como hindus, o que é uma religião, não uma nacionalidade.
Desde os atentados terroristas que mataram 191 pessoas em 11 de março de 2004 em Madri, a polícia espanhola prendeu mais de 250 suspeitos de terrorismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário