O presidente venezualano, Hugo Chávez, aumentou ainda mais a tensão com a vizinha Colômbia ontem, acusando o presidente Álvaro Uribe de "ser um peão do império" e de estar tramando uma guerra contra a Venezuela durante a visita da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, a Bogotá.
Chávez rompeu com Uribe quando negociava a libertação de reféns seqüestrados pelo grupo guerrilheiro de esquerda Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Agravou a situação ao tentar legitimar as FARC como força política, declarando que não é um grupo terrorista mas bolivarista, isto é, seu aliado.
Uribe, por sua vez, bate recordes de popularidade. Com a libertação de três reféns e os ataques chavistas, tem o apoio de mais de 80% da população colombiana, que apóia sua estratégia militar contra a guerrilha, negando-lhe legitimidade política.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário