A polícia do Egito bloqueou nesta segunda-feira as passagens no muro que marca a fronteira com a Faixa de Gaza. Elas foram abertas à força por palestinos do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na quarta-feira, 23 de janeiro, para romper o fechamento imposto por Israel há 10 dias, que cortou os suprimentos de energia e alimentos para o território, uma estreita faixa de areia junto ao Mar Mediterrâneo onde vivem 1,4 milhão de palestinos, numa das maiores concentrações populacionais do mundo.
Na quarta-feira, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reunirá na próxima quarta-feira, 30 de janeiro de 2008, com o ditador egípcio, Hosni Mubarak, no Cairo, para discutir a situação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário