A empresa americana General Motors, que disputa com a japonesa Toyota a posição de maior fabricante mundial de automóveis, espera vender em 2008 um número recorde de 73milhões de veículos, superando os 71 milhões de 2007.
A GM já foi a maior empresa do mundo. Chegou a ser considerada a terceira maior potência mundial pelo francês Jean-Jacques Servan-Schreiber no livro O Desafio Americano, um clássico dos anos 60.
Com prejuízos recordes nos últimos anos, luta desesperadamente para cortar custos. Anunciou hoje que espera reduzir seus custos estruturais em 23% até 2012, menos do que sua meta anterior, de 25% até 2010. A expectativa é que um acordo coletivo com os sindicatos do setor fechado no final de 2007 proporcione uma economia de US$ 5 bilhões até 2011.
Para 2008, a perspectiva é de um crescimento de vendas em todas as regiões do mundo. Mas o aperto de crédito provocado pela recessão no setor habitacional e a alta da gasolina reduziram a expectativa de venda no mercado americano para 16 milhões de veículos.
Vamos esperar pelos números da Toyota para ver qual é a maior companhia automobilística do mundo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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