O pior inverno dos últimos 50 anos na China está causando sérios problemas nos sistemas de de transportes e de energia, e já afeta a terceira maior economia do mundo, que superou a Alemanha no ano passado.
Com estradas e 24 aeroportos bloqueados por nevascas, inclusive o de Xangai, maior cidade do país, cerca de 77 milhões de chineses que aproveitam o Ano Novo Lunar para visitar parentes e amigos foram afetados.
Na província de Cantão, temendo a reação popular negativa, o governo acionou a polícia e a defesa civil para "manter a ordem".
O primeiro-ministro Wen Jiabao pediu calma, dizendo que primeiro é preciso consertar a rede elétrica para que os trens possam trafegar.
Mais nevascas estão previstas para a próxima semana. O Ano Novo chinês será comemorado em 7 de fevereiro. As autoridades estimam que 238 milhões de pessoas viajariam durante as festividades.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário