domingo, 27 de janeiro de 2008

Iraque lança ofensiva contra Al Caeda em Mossul

O primeiro-ministro Nuri al-Maliki lançou uma grande ofensiva contra a rede terrorista Al Caeda na cidade de Mossul, no Norte do Iraque, prometendo uma "batalha decisiva" depois que dezenas de pessoas foram mortas em ataques a bomba.

Pelo menos 35 pessoas foram mortas e outras 217 feridas num grande ataque a bomba na quarta-feira que destruiu um edifício e diversas casas em Mossul, a terceira maior cidade do país, capital da província de Nínive.

"Criamos um centro de operações em Nínive para a batalha final contra Al Castro e os remanescentes do antigo regime" de Saddam Hussein, anunciou Maliki na sexta-feira. "Hoje [sexta-feira], nossas forças estão marchando em direção a Mossul. O crime cometido pela Caeda na quarta-feira foi seu último recurso. Derrotamos a Al Caeda no Iraque. Só falta Nínive".

Na opinião dos estrategistas americanos, Mossul é o "centro de gravidade estratégico" da Caeda no Iraque por sua ligação rodoviária com a fronteira da Síria, por onde entra no país se infiltra a maioria dos combatentes sunitas.

Nenhum comentário: