segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Protestos violentos causam oito mortes no Líbano


Pelo menos oito pessoas morreram e outras 22 foram feridas domingo em Beirute, em um dos dias de maior violência doméstica desde o fim da guerra civil no Líbano (1975-90). A maioria dos mortos era ligada aos partidos oposicionistas xiitas Amal e Hesbolá (Partido de Deus).

Os protestos de domingo começaram no bairro de Mar Mikhael, no Sul de Beirute, perto de onde aconteceu o massacre de palestinos que deflagrou a guerra civil.

A situação se agravou quando um ativista da Amal, Ali Hassan Hamza, foi mortalmente baleado quando apelava a seus companheiros para atender aos pedidos do Exército para dispersar uma manifestação contra cortes de energia elétrica.

Mais tarde, uma granada de mão foi jogada em Ain al-Rummaneh, um bairro cristão próximo de Mar Mikhael. Homens armados circulavam pelas ruas. Houve violentos tiroteios nos bairros cristão e xiita.

Vários carros foram incendiados. Os manifestantes também queimaram pneus e usaram o fogo para bloquear diversas ruas, inclusive o acesso ao aeroporto da capital.

A violência se alastrou além dos bairros xiitas do Sul de Beirute e chegou ao Vale do Becá, no Leste do Líbano.

O governo pró-ocidental do Líbano acusou os partidos xiitas de manipular os movimentos sociais com objetivos políticos.

Nenhum comentário: