A incidência de câncer de seio aumentou 80% no Reino Unido desde os anos, atingiu níveis quase epidêmicos na Europa e nos Estados Unidos, e se espalha pelo resto do mundo. Cerca de 1,3 milhão de novos casos foram diagnosticados em 2007.
Entre as causas, está a prosperidade crescente, que leva à adoção de estilos de vida ocidentais, do consumismo.
Uma dieta rica em gorduras, famílias pequenas, a maternidade adiada e o aleitamento por pouco tempo aumentam o risco de câncer de seio, assim como a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas.
Desde 2006, o câncer de seio superou o câncer nos pulmões, que atinge ambos os sexos, como o tipo mais comum da doença na Europa, por causa das campanhas cada vez maiores contra o tabaco.
Com o rápido crescimento da Ásia, a incidência da doença dobrou no Japão, em Cingapura e na Coréia do Sul. Na China, houve um aumento de 20% a 30% nos últimos 10 anos.
Leia mais no jornal inglês The Independent.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário