Os serviços secretos dos Estados Unidos e do Paquistão concluíram que Baitullah Mehsud - líder dos Talebã do Paquistão - foi o mandante do assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto.
Logo depois do atentado de 27 de dezembro, o governo paquistanês responsabilizou Meshud dizendo ter gravações telefônicas clandestinas que comprometiam seu grupo radical. O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) confirmou a suspeita em entrevista ao jornal The Washington Post de sexta-feira, 18 de janeiro.
Meshud age a partir de regiões tribais do Noroeste do Paquistão. As autoridades paquistaneses culpam-no por uma série de ataques, inclusive um nesta semana em que fundamentalistas muçulmanos tomaram um posto militar no Waziristão do Sul.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário