sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Giuliani luta para salvar candidatura

Em terceiro lugar nas pesquisas para a eleição primária de 29 de janeiro na Flórida, a candidatura à Casa Branca do ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani começa a ser questionada.

Giuliani desprezou as primeiras prévias, onde não tinha grandes chances, e apostou todas as suas fichas na Flórida. Ignorou que seus adversários na disputa pela candidatura do Partido Republicano à eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos chegariam à Flórida embalados por vitórias anteriores.

Até agora, o senador John McCain ganhou em Novo Hampshire e na Carolina do Sul; o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, em Michigan, Nevada e Wyoming; e o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, em Iowa.

Resultado: na média das pesquisas na Flórida, McCain tem 27% e Romney está com 25%. Giuliani tem o apoio de apenas 16% dos republicanos no estado. Disputa o terceiro lugar com Huckabee.

Como não há muitos indecisos na Flórida, Rudy tem poucas chances de se recuperar até a próxima terça-feira. Ele mudou um pouco seu discurso de campanha. Passou da idéia de uma "liderança testada" pelos atentados de 11 de setembro de 2001 para uma fórmula da combate à crise econômica, prometendo "o maior corte de impostos da História dos EUA", um tema que agrada ao eleitorado republicano.

Nenhum comentário: