terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Giuliani deve abandonar corrida à Casa Branca

Com apenas 15% dos votos no resultado parcial da eleição primária do Partido Republicano na Flórida, o ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani está praticamente fora da disputa pela candidatura do partido à Presidência dos Estados Unidos em novembro.

Giuliani não fez campanha para as outras prévias, concentrando sua campanha na Flórida. Foi um erro grave. Os outros candidatos chegaram embalados, especialmente o senador John McCain e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que lutam pela vitória, com vantagem no momento para McCain.

A expectativa agora é que Giuliani, que ganhou projeção nacional ao coordenar a operação de socorro depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, abandone a corrida à Casa Branca e apóie McCain.

Se vencer na Flórida e receber o apoio de Giuliani, McCain chega fortalecido à Superterça-Feira, 5 de fevereiro, quando haverá primárias em 22 estados. Sua arremetida pode se tornar irreversível.

No momento, apurados 35% dos votos, McCain lidera com 34% e Romney tem 32%. O resultado ainda está definido. McCain tem ampla vantagem no condado de Dade, onde fica Miami, que apurou apenas 7% dos votos até agora. Se confirmar esta vantagem, McCain ganha na Flórida.

Nenhum comentário: