A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, no Partido Democrata, e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, no Partido Republicano, venceram as convenções regionais realizadas no sábado, 19 de janeiro, para escolha dos candidatos à eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos.
Com 97% dos votos apurados, Hillary tinha 51% contra 45% para o senador Barack Obama e apenas 4% para o ex-senador John Edwards.
Assim como em Novo Hampshire, as mulheres garantiram a vitória de Hillary. Quase 60% dos 114 mil convencionais democratas eram mulheres; destas, 51% votaram em Hillary e 38% em Obama.
Na Carolina do Sul, o senador John McCain tem uma pequena vantagem sobre o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee. Nenhum republicano chegou à Casa Branca sem ganhar a primária na Carolina do Sul.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário