quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Morre líder trotskista Pierre Lambert

O Partido dos Trabalhadores da França anunciou nesta quarta-feira, 16 de janeiro, a morte de seu líder, Pierre Lambert, fundador da corrente lambertista do trotskismo, origem do grupo estudantil Liberdade e Luta (Libelu), onde militaram expoentes do PT e do governo Lula como os ex-ministros Antonio Palocci e Luis Gushiken, e o assessor de Lula Cezar Alvarez.

Pierre Boussel, seu nome de batismo, foi um dirigente histórico do partido e da Organização Comunista Internacionalista. Na eleição presidencial de 1988, recebeu 0,38% dos votos.

Sua última intervenção importante no debate público foi em novembro de 2001, quando falou do passado trotskista do então primeiro-ministro e candidato a presidente pelo Partido Socialista, Lionel Jospin.

Lambert confirmou ter autorizado o chamado entrismo de Jospin no PS em "1971-72, como de outros": "Ele entrou no PS com minha aprovação. Era um militante como outros, cumprindo uma tarefa".

"Até o último momento, o camarada Pierre Lambert foi parte ativa do combate pela emancipação operária, a que aderiu aos 14 anos, e da luta da Quarta Internacional, da qual foi o principal ativista durante numerosas décadas", declarou um comunicado divulgado hoje pela seção francesa do Secretariado Internacional da 4ª Internacional e o Partido dos Trabalhadores.

Um comentário:

Socialismo ou Barbárie disse...

Morre um camarada, que ao contrário da maioria dos líderes sindicais e políticos da esquerda, não capitulou, seja diante da burocracia, seja diante das benéfices do poder.
Que saibam que por sua luta Lambert SEMPRE estará presente!