quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mais de 350 mil palestinos fogem de Gaza

Diante da escassez de alimentos e de energia causada pelo bloqueio israelense à Faixa de Gaza, mais de 350 mil palestinos teriam aproveitado a explosão de um muro da fronteira com o Egito para escapar do território.

Israel adotou a medida em retaliação contra os ataques de foguetes lançados contra seu território por guerrilheiros do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e da Jihad Islâmica para a Libertação da Palestina.

Desde que o Hamas assumiu o controle de Gaza, em junho passado, depois de derrotar os militantes da Fatah, partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, Israel declarou que o território é uma "entidade hostil".

Mais de 1,4 milhão de palestinos vivem na Faixa de Gaza, em uma das maiores concentrações populacionais do mundo. Ao desemprego crônico, somam-se agora a falta de comida e de energia, aumentando o desespero dos palestinos.

No final de 2007, Israel retomou as negociações de paz com Abbas mas exclui o Hamas porque este partido islamita nega-se a abandonar a luta armada e a reconhecer Israel.

A União Européia condenou o bloqueio de Gaza como "punição coletiva".

Nenhum comentário: