Os Estados Unidos provavelmente já estejam em recessão ou estão entrando numa, adverte o ex-presidente do Federal Reserve Board (Fed), o banco central americano, Alan Greenspan.
Não é inevitável, mas "os sintomas são claros", observa Greenspan em entrevista ao Wall St. Journal. "As recessões não acontecem suavamente. Elas sinalizam uma descontinuidade do mercado, e os dados das últimas semanas apontam nessa direção.
Greenspan citou o índice de gerentes de compras, que caiu para 47,7 em dezembro depois de meses acima de 50, a linha divisória entre a expansão e a contração da atividade industrial, e a queda na geração de novos empregos.
Em dezembro, o índice de desemprego pulou de 4,7% para 5%.
Desde fevereiro de 2007, Greenspan admite a possibilidade de recessão na maior economia do mundo. Na época, estimava o risco em 33%; agora, está em 50% com viés de alta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário