O ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani mantém a liderança na disputa pela candidatura do Partido Republicano à eleição presidencial de 2008 nos Estados Unidos. Mas sua situação é muito mais incerta do que a da senadora por Nova Iorque Hillary Clinton entre os democratas (veja texto abaixo), a começar pelo fato de que suas posições liberais contrariam o eleitorado conservador.
Em pesquisa divulgada hoje pelo jornal The Washington Post e pela TV ABC, Giuliani tem 34% das preferências dos republicanos, seguido pelo ex-senador Fred Thompson com 17%, o senador e veterano da Guerra do Vietnã John McCain com 12%, e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que faz a pregração mais direitista, tem 11%.
Na opinião do Post, é preciso esperar pelas eleições primárias de Nova Hempshire e a convenção republicana em Iowa, no início de 2008, para que se possa ter uma imagem mais clara da disputa entre os republicanos.
Giuliani, favorável ao aborto e à união homossexual, chegou a se fantasiar de travesti quando era prefeito de Nova Iorque para flertar com o eleitorado gay da cidade. Seu problema é como mobilizar o eleitorado conservador do Partido Republicano.
Nas últimas eleições, o marqueteiro do presidente George Walker Bush, Karl Rove, organizou plebiscitos em 11 estados sobre questões como o homossexualismo para pressionar o eleitorado religioso e conservador a sair de casa e votar nos republicanos. O risco para Giuliani é que essas pessoas não se mexam para votar nele.
Confira no Washington Post.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário