A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton aumentou sua vantagem sobre os outros aspirantes à candidatura do oposicionista Partido Democrata à eleição para a Presidência dos Estados Unidos em 4 de novembro de 2008.
Na última pesquisa do jornal The Washington Post e do departamente de jornalismo da TV ABC, Hillary tem 53% das preferencias. Está 33 pontos à frente do senador negro Barack Obama, com 20%, e do ex-senador e candidato a vice-presidente em 2004, John Edwards, que faz uma campanha populista tendo como tema central a pobreza.
Diante da queda de popularidade do Partido Republicano com a guerra no Iraque e o fracasso do governo Bush, a expectativa é de vitória democrata.
A pesquisa indica que o eleitorado democrata confia mais em Hillary, com suas posições claras e firmes, nas questões mais importantes, como a guerra no Iraque (52%, contra 22% para Obama e 17% para Edwards), saúde (66%, contra 15% para Obama e 14% para Edwards). Para a metade do eleitorado democrata, Hillary é a candidata que melhor reflete os valores fundamentais do partido.
Leia mais no Washington Post.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário