quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Palestinos vão ao Conselho de Segurança da ONU contra colônias

Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, anunciou planos para apresentar um projeto de resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas contra as colônias israelenses instaladas na Cisjordânia, ocupada na Guerra dos Seis Dias, em 1967. 

Abbas manifestou a esperança de que nenhuma potência vete a proposta. Os Estados Unidos costumam vetar resoluções capazes de prejudicar Israel. Diante do péssimo relacionamento entre o presidente Barack Obama e o primeiro-ministro linha-dura israelense Benjamin Netanyahu, depois das eleições de 8 de novembro os EUA poderiam não vetar a resolução.

Netanyahu sabotou todas as tentativas do governo Obama de retomar o processo de paz árabe-israelense, especialmente por ampliar os assentamentos de colonos israelenses na Cisjordânia, contrariando a Carta da ONU e o direito internacional, que proíbem a guerra de conquista e a expansão territorial à força.

Sem sucesso nas negociações diretas, nos últimos anos, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) resolveu apelar às organizações internacionais para obter o pleno reconhecimento de seu Estado Nacional na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Em 2012, a Palestina passou de observadora a "Estado observador não membro" da ONU.

No seu pronunciamento, o primeiro-ministro Netanyahu convidou Abbas para discursar no Parlamento de Israel e se ofereceu para falar no Parlamento palestino em Ramalá, na Cisjordânia.

Nenhum comentário: